quarta-feira, 28 de março de 2012

31 DE MARÇO – ANIVERSÁRIO DO GOLPE MILITAR



Em 31 de março de 1964, o presidente João Goulart foi deposto por líderes militares e civis contrários às reformas propostas por ele. 

Jango, como era mais conhecido, via com simpatia movimentos populares, o que desagradou à elite conservadora. 

No contexto da Guerra Fria, em que muitos governos de esquerda adotavam regimes socialistas, a exemplo de China e Cuba, a direita encarregou-se de propagar o temor ao “perigo vermelho”. 

O resultado foi a eclosão de uma série de golpes militares na América Latina, com o aval dos Estados Unidos. 

No Brasil, a classe média também foi convencida de que era preciso reagir à onda comunista. 

Com isso, sucederam-se cinco militares na presidência do país: Humberto Castelo Branco (1964 a 67), Artur da Costa e Silva (1967 a 69), Emílio Garrastazu Médici (1969 a 74), Ernesto Geisel (1974 a 79) e João Figueiredo (1979 a 85). 

Foram 21 anos marcados por cassação de direitos políticos, CENSURA perseguição, prisão, tortura e até assassinato de diversos opositores da ditadura, incluindo artistas, jornalistas, estudantes e líderes sindicais. 

Somente em 1985 um civil voltou a ser eleito, ainda que indiretamente, para a presidência do país: Tancredo Neves, falecido pouco antes da posse. O vice José Sarney acabou assumindo o cargo e as primeiras eleições diretas pós-ditadura ocorreram quatro anos mais tarde EM 1989, QUANDO FERNANDO COLLOR DE MELO, FOI ELEITO DEPOIS DE DISPUTAR O SEGUNDO TURNO COM LUIS INÁCIO LULA DA SILVA.

FIQUE SABENDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário