segunda-feira, 30 de abril de 2012

30 DE ABRIL DIA NACIONAL DA MULHER



O Dia Nacional da Mulher é comemorado EM 30 de abril, data de nascimento de uma grande brasileira: Jerônima Mesquita, um nome desconhecido para muitos, MAS QUE MERECE O RECONHECIMENTO DE TODAS NÓS! 

Jerônima Mesquita Foi uma das ilustres brasileiras que viveram no início do século 20. Nascida em Leopoldina (MG), EM 30/4/1880. 

Dotada de inteligência, perspicácia e muito diligente, Jerônima se uniu a um grupo de mulheres combativas e fundou o Conselho Nacional das Mulheres. 

Se hoje as mulheres têm direito a voto, devem-no a ela, que foi sufragista e lutou para que, em 1932, todas as mulheres, acima de 18 anos, pudessem votar. 

Engajou-se em frentes de assistência social, sendo uma das fundadoras da Pró-Matre, hospital beneficente que tinha por objetivo acolher gestantes pobres. 

A matriz foi no Rio de Janeiro, mas hoje, há hospitais com esse nome em muitas cidades brasileiras; 

no início do século 20 grassava, no Brasil, a fome, a febre amarela, a peste bubônica, a varíola, doenças agravadas pela subnutrição do povo. Foi nessa época que Jerônima Mesquita mais atuou. FUNDANDO A ASSOCIAÇÃO CRUZ VERDE.

Fique Sabendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário