sexta-feira, 13 de julho de 2012

10 DE JULHO DIA DA PIZZA



VOCÊ GOSTA DE PIZZA? 
QUEM NÃO GOSTA NÃO É? 
VOCÊ SABIA QUE A PIZZA TEM UMA DATA ESPECIAL PARA ELA? 
É ISSO MESMO, DIA 10 DE JULHO COMEMORAMOS O DIA DA PIZZA.


Sempre que falamos DE PIZZA, lembramos dos italianos. 
Mas não foram eles que inventaram essa delícia, nem ela surgiu com as características que conhecemos: massa fina, molho de tomate, queijo derretido, recheio e uma pitada de orégano por cima. 

Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. 

Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome PIZZA. 

Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio RESOLVEU adicionar à massa, mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita. 

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, desde 1985, em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. 

Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário