sexta-feira, 13 de julho de 2012

DIA 9 DE JULHO - REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA




No dia 9 de julho, o estado de São Paulo comemora o aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. 

A data representa um marco importante na história do estado e do Brasil. O movimento exigiu que o país tivesse uma Constituição e fosse mais DEMOCRÁTICO. 

Na época, Getúlio Vargas ocupava a presidência da República devido a um golpe de Estado, aplicado após sua derrota para o paulista Júlio Prestes nas eleições presidenciais de 1930. O período ficou conhecido como "A Era Vargas". 

Vários jovens morreram na luta pela constituição. Entre eles, destacam-se quatro estudantes que representam a participação da juventude no conflito: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, o célebre MMDC. O movimento marcou a vida de outros milhares de paulistanos e brasileiros. 

Cerca de 135 mil homens aderiram à luta, que durou três meses e deixou quase 900 soldados mortos no lado paulista - quase o dobro das perdas da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. 

Embora o movimento tenha nascido de reivindicações da elite paulista, ele teve ampla participação popular. 

A importância do movimento é incontestável. Seu principal resultado foi a convocação da Assembléia Nacional Constituinte, dois anos mais tarde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário