sábado, 11 de agosto de 2012

05 de agosto - Dia Nacional da Saúde



Essa data foi escolhida em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. 

Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, hoje Fundação Oswaldo CRUZ. Sua trajetória se confunde com a história da saúde pública brasileira. 
A Saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. 
Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; 
um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal e horas de LAZER.


3 de Agosto: Dia do Capoeirista



A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. 

A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos do nordeste brasileiro. 

No Brasil Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. 

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva.. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.


Alguns dos princípios do Espirito do Capoeirista


1. Conhecer-se é dominar-se. dominar é triunfar. 

2. Somente se aproxima da perfeição quem procura com constância, sabedoria, e sobre tudo com muita humildade. 

3. O homem que domina sua mente jamais será escravo. 

4. O que parece dificuldade constitui a chance de seu progresso. 

5. Em tudo que fizeres, põe tua esperança a frente; 

6. Um Mestre é alguém que tem a coragem de pensar, acreditar e até errar; 

7. O importante é que transmita seus ensinamentos.




23 de agosto a 22 de setembro - Signo Virgem


O signo mais perfeccionista do zodíaco é, com certeza, o signo de virgem. Dedicado ao trabalho e apaixonado por organização, este nativo é, na maioria das vezes, incompreendido pelo mundo e taxado como “chato”. Mas, quem conhece um virginiano a fundo, sabe que a história não é bem assim: ele pode ser um amigo fiel e um amante invejável! 

Paquera: O virginiano não curte muito este termo “paquera”. Ele leva o relacionamento muito a sério e é um amante à moda antiga 

Namoro: Agora, sim, começamos a falar a língua dos virginianos. Nada de infidelidade! 

Sexo: Por mais que aventuras não façam parte da vida sexual deste nativo, rotina nunca vai existir. 

Profissão: Por ser muito organizado e detalhista, o virginiano tem habilidade para o trabalho artesanal. 

Cores: Marrom ou dourado. 



22 de Julho a 22 de Agosto - Signo Leão



Cheio de charme, o leonino não dorme no ponto! Faz questão de estar sempre antenado e adora chegar “abafando”! Para ele, o mundo deve girar em sua volta, mas nem tente encarar isso como uma atitude egoísta. Este nativo consegue unir tanto individualismo com uma generosidade atípica. 

Paquera: Seu charme é capaz de atrair diversos olhares ao mesmo tempo. Namoro: O leonino gosta de unir amor à diversão, por isso, mantém relações dinâmicas e afetuosas. 

Sexo: Tem que ter fôlego para acompanhar o ritmo de um leonino. Profissão: artista, escultor, figurinista, cantor, gerente, vendedor, modelo. 

Cores: dourado, amarelo e azul.